Inclusão Digital et al...

terça-feira, 19 de abril de 2011




Real fan Boy
Flickr: Foto por Ernie-Nela

A inclusão digital já é uma realidade nas grandes cidades brasileiras, partindo desse ponto podemos perceber que muito mais que somente dar o primeiro acesso a população de baixa renda, devemos mostrar também meios de utilização das melhores ferramentas disponibilizadas na world wide web.

 Número de usuários

 

Segundo o F/Nazca, somos 81,3 milhões de internautas tupiniquins (a partir de 12 anos)[1]. Já para o Ibope/Nielsen, somos 73,9 milhões (a partir de 16 anos)[2]. O principal local de acesso é a lan house (31%), seguido da própria casa (27%) e da casa de parente de amigos, com 25% (abril/2010). O Brasil é o 5º país com o maior número de conexões à Internet[3].

 Internautas ativos 

 

Segundo o instituto Ibope Nielsen Online, de outubro de 2009 a outubro de 2010, o número de usuários ativos (que acessam a Internet regularmente) cresceu 13,2%, atingindo 41,7 milhões de pessoas. Somado às pessoas que possuem acesso no trabalho, o número salta para 51,8 milhões[4]. 38% das pessoas acessam à web diariamente; 10% de quatro a seis vezes por semana; 21% de duas a três vezes por semana; 18% uma vez por semana. Somando, 87% dos internautas brasileiros entram na internet semanalmente[5].

O video abaixo ilustra uma pessoa altamente preparada e ativa nos meios digitais, o engraçado é que nos dias de hoje isso não é tão raro de acontecer!

Viva a inclusão digital!!!








Acessa lá (To be Guarany)

7 comentários:

Anônimo disse...

A inclusão digital já foi feita nos grandes centros exatamente como mostram os números acima, a grande questão é, essas pessoas são preparadas para utilização dessas ferramentas que surgem a cada dia, ou prevalece somente o consumismo incentivado pelo regime capitalista que vivemos?
Existe algum projeto além daqueles que dão meia hora de acesso a internet com hora marcada?

Wellington Garcia disse...

O Anônimo, por favor hein....

Vc precisa acompanhar mais o nosso blog e as noticias que divulgamos, pois existem sim muitos projetos que vão além de mera "meia hora de acesso a internet".

Eva Nicacio Moraes disse...

ah! ah! ah!
Muito engraçado.

Anônimo disse...

Olhei o blog algumas vezes e vocês somente divulgaram projetos do governo ou prefeitura, que sabemos dão acesso restrito a internet e somente, a inclusão digital abrange uma série de questões e políticas que ainda não foram abordadas por esse blog.

Wellington Garcia disse...

Olá de novo Anônimo!

Bom, vc olhou né, mas se tivesse lido nossos posts veria que nossa intenção é incentivar e falar sobre a inclusão digital e mesmo esses projetos que vc fala de acesso restrito é valido, pois as pessoas que usufruem destes serviços acabam beneficiados pela inclusão e ao nosso ver isso é o mais importante. Quanto as questões políticas vc tem razão, ainda não nos aprofundamos, mas se vc tivesse lido o post "Telecentros.br" veria que abordamos uma iniciativa bem legal do governo federal que trabalha com associações e ongs que incentivam a inclusão digital, mas continue nos prestigiando pois nos próximos posts abordaremos mais estas questões.

Anônimo disse...

Eu vi sim, mas o foco do blog de vocês é divulgar projetos do governo?

Wellington Garcia disse...

Então Anônimo, nosso blog não divulga só projetos do governo. "Leia nossos posts" ao invés de nos rotular.

Postar um comentário