Inclusão: eis a questão

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Comentário sobre  inclusão digital postado no youtube que busca refletir a realidade a partir da perspectiva de ação cultural.
Seguindo o conhecimento adquirido sobre o tema, o grupo conversa sobre  a dificuldade de acesso e decodificação da interface técnica, também das dificuldades economicas para a aquisição de gadgets  para  o maior aproveitamento dessas tecnologias, fundamentados na realidade das classes excluídas.




Making off da inclusão =]




6 comentários:

Melissa disse...

A inclusão digital é uma questão muito importante em nossa cidade. Por estarmos ligados a tecnologia e trabalharmos com ela todos os dias perdemos a noção de que a maioria das pessoas não tem acesso a computadores e mesmo quem tem não tem auxílio para utilizar os instrumentos.

Muito boa a iniciativa de vcs!

Carolina disse...

A visão do Milton sobre a inclusão digital foi muito interessante. Realmente ainda falta muita "alfabetização digital", como o próprio Milton disse não adianta comprar algo que não se sabe utilizar.
A inclusão digital deve ser completa, não só fornecer computadores, tablets, etc, mas ensinar como utilizá-los.
Parabéns meninos!

Vivi Koenig disse...

O termo “inclusão digital”, de tão usado, já se tornou um jargão. É comum ver empresas e governos falando em democratização do acesso e inclusão digital sem critérios e sem prestar atenção se a tal inclusão promove os efeitos desejados. O problema é que virou moda falar do assunto, ainda mais no Brasil, com tantas dificuldades – impostos, burocracia, educação – para facilitar o acesso aos computadores.

É que inclusão digital significa, antes de tudo, melhorar as condições de vida de uma determinada região ou comunidade com ajuda da tecnologia. A expressão nasceu do termo “digital divide”, que em inglês significa algo como “divisória digital”. Hoje, a depender do contexto, é comum ler expressões similares como democratização da informação, universalização da tecnologia e outras variantes parecidas e politicamente corretas.

Acredito ser de grande relevância a criação de um blog para tratar especificamente deste assunto.

Parabéns aos idealizadores!

Vivian Koenig Claudino
Bibliotecária - CRB-8/8175

Alcione Pazzeto disse...

Olá meninos! Passando para ler sobre inclusão digital... bjs

Claudio Bispo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Claudio Bispo disse...

Aiiii Galeraa... Muitoo Massa esta entrevista que vcs fizeram, e mostraram a importancia do acesso das tecnologias para pessoas de baixa renda, e o que é mais bacana que vcs mostram a realidade do consumismo capitalista, e a interação com as pessoas através da ferramenta que é o Blog.
Parabéns galera da Loading....rsrrs Um Forte Abraço e Sucesso no Projeto de vcs rapaziada. Claudio

Postar um comentário