Inclusão digital nas bibliotecas públicas e escolares

quarta-feira, 4 de maio de 2011




 Biblioteca da Escola Laura Miller - SC 

  

As bibliotecas públicas têm o papel de proporcionar o acesso à informação a população, e em comunidades carentes ajuda no desenvolvimento social e na atenuação das desigualdades.  De acordo com manifesto da UNESCO sobre bibliotecas públicas (1994), são locais de informação, tendo como missões chave:


1.       Criar e fortalecer os hábitos de leitura nas crianças, desde a primeira infância.
2.       Apoiar a educação individual e a auto-formação, assim como a educação formal a todos os níveis.
3.       Assegurar a cada pessoa os meios para evoluir de forma criativa.
4.       Estimular a imaginação e criatividade das crianças e dos jovens.
5.       Promover o conhecimento sobre a herança cultural, o apreço pelas artes e pelas realizações e inovações científicas.
6.       Possibilitar o acesso a todas as formas de expressão cultural das artes do espetáculo
7.       Formentar o diálogo inter-cultural e a diversidade cultural.
8.       Apoiar a tradição oral
9.       Assegurar o acesso dos cidadãos a todos os tipos de informação da comunidade local.
10.     Proporcionar serviços de informação adequados as empresas locais, associações e grupos de interesse.
11.    Facilitar o desenvolvimento da capacidade de utilizar informação e a informática.
12.    Apoiar, participar e se necessário criar programas e atividades de alfabetização para os diferentes grupos etários.






Através da análise do tópico 12 das missões chave, fazemos um “link”  com o tema “inclusão digital” que focamos em nosso blog, pois pode-se utilizar o espaço das bibliotecas e seus recursos eletrônicos para “incluir” as pessoas neste cenário que dia dia muda num ritmo muito rápido. Nosso país tem muitas dificuldades, mas tem um potencial muito grande de crescimento nos próximos anos e investir na “inclusão digital” é fundamental para o desenvolvimento de nossas comunidades.  

Muitas iniciativas bacanas como os “telecentros” (que já falamos anteriormente) já fazem este trabalho, mas integrá-los a bibliotecas é um fator de fundamental importância, pois aproxima as crianças e jovens do acervo, potencializando o seu uso. 

O Estado de São Paulo conta com o acessa São Paulo, programa de inclusão digital presente nas escolas estaduais que promove a inclusão de alunos, professores e funcionários, mas não ocupa o mesmo espaço das bibliotecas, mas já é uma realidade por aqui. 

Com a lei n.º 12.244 de 24 de maio de 2010 que fala da obrigatoriedade de todas as escolas de ensino público e privado disporem de bibliotecas, possa incentivar o projetos como esse do Acessa São Paulo para incentivar a inclusão digital e a leitura, por isso cabe a nós nos ligarmos e acompanharmos os próximos anos, pois o cumprimento desta lei será muito importante para o desenvolvimento de nosso país.

Acessa ai: 




2 comentários:

Eva Nicacio Moraes disse...

Olá meninos.
Não seria a Lei 12.244?

Wellington Garcia disse...

Justamente Eva, foi o que citamos no post "lei 12.244". No post clicando em cima da lei 12.244 vc já é direcionada para conferi-la na integra.

Obrigado pelo retorno,

Wellington

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